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Bem-vindos e bem-vindas ao ex-tribunal da Boa-Hora.
Um espaço que terá nova vida nos próximos anos com a nossa presença.
Um edifício de que estamos a cuidar e a adaptar às condições de trabalho para as diferentes valências e exigências da nossa atividade.
Um edifício de que cuidaremos com a consciência e o compromisso de que entrámos num local simbólico para todos nós e também um edifício histórico de carga patrimonial indiscutível.
Estamos habituados a habitar monumentos e a dar-lhes vida. E isso faremos aqui.
Com responsabilidade máxima e muito respeito pelas memórias.
Aos espaços para administrativos, para produção e técnicos, junta-se toda a atividade artística do São Carlos: espaços para ensaios e pequenos concertos, salas para conferências e debates, exposições.
Mas não será um espaço apenas nosso. Seremos anfitriões e também parceiros.
Partilharemos espaços e atividades de forma solidária e comprometida com as necessidades existentes na cidade.
Sabemos todos que a atividade cultural que produzimos não se esgota nos espetáculos que apresentamos. Precisa de debate, precisa de preparação, de experiência e de muitos ensaios.
É este o nosso compromisso com a cidade para este espaço carregado de memórias e que será a nossa casa temporária.
Esta mudança de casa, a que as obras de conservação e restauro, requalificação e modernização do Teatro Nacional de São Carlos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência obrigam, é um gigantesco desafio para todos nós mas também uma oportunidade extraordinária para repensarmos a nossa atividade, os nossos parceiros locais e nacionais e conhecer melhor o território nacional.
E por isso, este dia é também simbólico.
Ao longo do país e durante os anos de 2025 e 2026, o Teatro Nacional de São Carlos vai apresentar-se fora de portas e as suas habituais temporadas lírica, sinfónica e coral sinfónica irão manter-se em Lisboa: no Centro Cultural de Belém, Teatro Camões, Academia das Ciências, Auditório da Reitoria da Universidade Nova, Teatro São Luiz, Coliseu de Lisboa, Igreja de São Roque, Castelo de São Jorge, Teatro Aberto, Teatro Tivoli, e outros, e no Porto no Teatro Nacional de São João e no Coliseu do Porto, entre outros.
Também pelo país, de norte a sul, circulará um modelo de programação articulado e sustentado em parcerias locais e regionais com âncoras nos teatros locais, nos museus, nas bibliotecas e nos monumentos, em forma de complemento estruturante para dar sentido aos nossos projetos: a música encontra-se com a história, com a literatura e poesia, com a religião, com a ciência, com a natureza, com o mar, e com as tradições populares.
O mote patrimonial assume primordial importância na programação das muitas atividades que irão fazer a VIAGEM pelo país e levar a missão mais longe chegando a mais e variados públicos e de várias idades.
O sentido da nossa ação terá uma forte componente de cruzamentos com os diversos patrimónios, fundindo géneros e reportório. Os clássicos cruzam-se e articulam-se com os contemporâneos e com os novos criadores.
Para lá das grandes cidades, dos grandes palcos e dos grandes monumentos, onde a programação será recheada de espetáculos de repertório clássico e – neles – a ópera encenada e os grandes concertos sinfónicos e coral-sinfónicos serão embaixadores culturais, o périplo pelas regiões de baixa densidade populacional, riquíssimas de história, lendas, monumentos e lugares mágicos – tantas vezes esquecidos – será outro trilho obrigatório na nossa descentralização. Contadores de histórias, participação local, concursos e festivais farão parte de um programa alargado e sem precedentes na ação cultural do Teatro Nacional de São Carlos.
As residências artísticas, as conferências e conversas temáticas e as exposições com pequenos núcleos temáticos farão parte de um programa complementar aos espetáculos.
Saiba mais aqui
Conceição Amaral
Presidente do Conselho de Administração
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