Notícias:
Homenageamos hoje, no dia em que se assinala o primeiro espetáculo daquela que é a única Companhia de repertório clássico e contemporâneo nacional, Armado Jorge o fundador e primeiro Diretor Artístico da Companhia Nacional de Bailado. Na cerimónia de homenagem foi atribuído o nome de Armando Jorge ao estúdio principal do renovado Teatro Camões, casa da CNB.
Numa política de reconhecimento dos fazedores da história longa das instituições e após as obras de requalificação do Teatro Camões no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, o Conselho de Administração do OPART e a Direção Artística da CNB, entenderam atribuir o nome do primeiro diretor artístico da CNB, ARMANDO JORGE, ao estúdio 2 do Teatro Camões.
Bailarino e coreógrafo, Armando Jorge participa, em 1977, na fundação da Companhia
Nacional de Bailado de Portugal, como Conselheiro Artístico, tendo assumido então funções de Diretor Artístico e Mestre de Bailado, responsável pela respetiva organização e desenvolvimento, entre 1978 e 1993. Durante este período a CNB impõe-se em Portugal e além-fronteiras como uma das grandes realizações culturais da “Revolução de Abril".
O seu trabalho na CNB como Diretor Artístico, coreógrafo, Mestre de Bailado e pedagogo constituem um legado riquíssimo que delineou o percurso da CNB e a preparou de forma sólida para o futuro.
Esta homenagem pretende perpetuar o nome e legado de Armando Jorge associando-o ao espaço diário de trabalho da Companhia, enquanto figura incontornável da dança em Portugal e um pilar fundamental na formação e desenvolvimento da CNB e de muitos bailarinos e bailarinas.
Notícias Relacionadas
Partilhar
/
Twitter
/
Linkedin
OPART - Organismo de Produção Artística, E.P.E.
Morada
Rua Serpa Pinto, n.º 9
1200 – 442 Lisboa
© 2024 OPART, E.P.E.
Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits