Equipa:
Maria da Conceição Alves Amaral
Data de nascimento: 20 de agosto de 1966
Habilitações académicas
Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1990).
Pós-graduada em Gestão Cultural nas Cidades pelo INDEG/ISCTE, Lisboa (2002).
Experiência profissional
Desde dezembro de 2019 é Presidente do Conselho de Administração do OPART, Organismo de Produção Artística - E.P.E., tendo sido reconduzida para mais um mandato em janeiro de 2025.
Entre janeiro de 2015 e julho de 2017 foi presidente do Conselho de Administração da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS), função que acumulou com o cargo de Administradora Executiva, que manteve até dezembro de 2019, com os pelouros da área financeira, recursos humanos, conservação e restauro, produção, ensino superior e formação profissional, comercial e comunicação. Durante este período, acumulou também a direção do Instituto de Artes e Ofícios e da Fressforma - Centro de Formação Profissional, além de ser gerente da agência Manufactum – FRESS Portugal. De 2007 a 2019 desempenhou o cargo de diretora do Museu de Artes Decorativas Portuguesas da FRESS, que acumulou com a Presidência da mesma fundação.
Em setembro de 2019 foi eleita membro do Conselho Cultural e da Rede Portuguesa da Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship, colaborando no Programa Saber-Fazer do Ministério da Cultura, função que cessou em janeiro de 2020.
De abril a dezembro de 2019, coordenou o Grupo de Trabalho das Fundações Portuguesas nas áreas da Arte, Cultura e Património a convite da direção do Centro Português de Fundações.
De janeiro de 2014 a janeiro de 2017 foi membro permanente do júri dos Prémios da União Europeia para o Património Cultural, EUROPA NOSTRA.
O seu percurso profissional inclui também a criação e direção executiva da empresa TerraCulta - Consultoria, Produção e Gestão Cultural (2004 a 2015), através da qual realizou inúmeros projetos culturais em Portugal, em Marrocos e no Brasil, destacando-se a produção e o comissariado da exposição LUSA - A Matriz Portuguesa, no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília (2006-2007) - projeto do Centro Cultural Banco do Brasil em colaboração com o Ministério da Cultura de Portugal.
Foi coordenadora da Rede Portuguesa da Fundação Euro-mediterrânica Anna Lindh para o Diálogo entre as Culturas (2005-2008), com sede em Alexandria e diretora do Museu de Arqueologia de Silves (2003-2006).
De janeiro de 1993 a novembro de 2002, desempenhou funções de assessora da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, destacando-se o comissariado e coordenação de cerca de 60 exposições, nacionais e internacionais.
Desde 2013 e até ao presente, é membro do CEAACP – Centro de Estudos em Arqueologia, Arte e Ciências do Património da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
É autora e conferencista na área do património cultural, tendo publicado vários artigos e participado em inúmeros colóquios e seminários em Portugal e no estrangeiro e tem sido membro efetivo de júris de vários concursos para recrutamento de dirigentes no âmbito cultural e artístico.
Partilhar
/
Twitter
/
Linkedin
OPART - Organismo de Produção Artística, E.P.E.
Morada
Rua Serpa Pinto, n.º 9
1200 – 442 Lisboa
© 2024 OPART, E.P.E.
Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits