News:
Mais do que a distinção de um notável compositor, orquestrador e professor, o Prémio Pessoa atribuído a Luís Tinoco reconhece o seu extraordinário percurso na música, marcado por uma forte consciência do seu tempo e movido pela vontade de um futuro melhor.
Do seu vasto repertório de novas obras, que compreende óperas, música de câmara e sinfónica, e bailado, o OPART destaca as várias encomendas que o Teatro Nacional de São Carlos lhe endereçou, especialmente entre 2016 a 2018, altura em foi compositor residente nesta casa. Obras estreadas pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, algumas editadas, e que colheram o aplauso do público e da crítica, assim com o genuíno agrado dos intérpretes.
Luís Tinoco foi também convidado a compor música para novas criações da Companhia Nacional de Bailado, nomeadamente Lídia, com coreografia de Paulo Ribeiro em 2014 e a composição Centauro, para o bailado Carnaval, de Víctor Hugo Pontes, em 2015.
Desde 2017, alargou o papel de mentoria e acompanhamento de compositores recém-formados, no contexto do Programa Jovens Compositores dos Estúdios Victor Córdon; uma iniciativa que promove o espírito colaborativo e potencia interações entre artistas em processos de criação.
Pela transversalidade da sua obra e pela capacidade de estabelecer diálogos com a dança e o teatro, pela forma como cativa os mais jovens para os diferentes domínios da música e pelo humanismo que sub-jaz a cada projeto felicitamos publicamente Luís Tinoco.
Fotografia: Jorge Carmona/ Luís Tinoco
Related news
Share
/
Twitter
/
Linkedin
OPART - Organismo de Produção Artística, E.P.E.
Address
Rua Serpa Pinto, n.º 9
1200 – 442 Lisboa
© 2024 OPART, E.P.E.
Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits